Profissionais da saúde podem fazer curso de atualização a distância

Parte do conteúdo é feito por professores e alunos da USP; inscrições estão abertas até 29 de julho e são gratuitas

 18/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Os cursos são destinados a profissionais da saúde básica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Profissionais da atenção primária à saúde (APS) podem fazer cursos de extensão gratuitos em diversas áreas por meio do projeto Telessaúde Brasil Redes Unifesp, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com contribuição de alunos e professores da USP na elaboração de conteúdo de parte dos cursos.

São seis cursos oferecidos pelo programa, três deles estão com inscrições abertas: Atualização em Saúde Bucal (100 vagas), Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica (200 vagas) e Coordenação do Cuidado com o Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica (200 vagas).

Os dois primeiros são divididos em quatro módulos de 10 horas, com carga horária total de 40 horas e deve ser concluído em 30 dias. Já o terceiro é dividido em quatro módulos de 2h30 cada, totalizando 10 horas, com conclusão em até 15 dias. Os três cursos são oferecidos na modalidade a distância, autoinstrucionais, com atividades produzidas via internet.

Todos os cursos oferecem certificado, desde que o  aluno conclua a formação com, ao menos, 75% de frequência e nota seis. O curso de Coordenação do Cuidado com o Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica exige participação do estudante em uma web aula ao vivo para obtenção de certificado.

Para se inscrever em algum dos cursos,  é preciso atender aos seguintes pré requisitos: ser profissional de saúde com vínculo no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), possuir o Cartão Nacional do SUS (CNS) e ter conhecimento sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.

As inscrições vão até às 23h59 do dia 29 de julho e devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line. Quando concluída a inscrição, será gerado um número de protocolo que permite a alteração de dados do formulário durante o período das inscrições.

Parceria com a USP

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, ligado ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Por meio dele foi criado o Núcleo Técnico Científico Telessaúde Estadual de São Paulo Unifesp, que possui parceria com a Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo.

Com a parceria, professores e alunos da faculdade contribuem com o desenvolvimento de conteúdo de várias atividades oferecidas pelo programa. Os cursos Atualização em Saúde Bucal e Coordenação do Cuidado com o Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica, por exemplo, tiveram o conteúdo preparado pelas professoras Fernanda Campos de Almeida Carrer e Mary Caroline Skelton da FO.

A cooperação entre a USP e a Unifesp no projeto existe há três anos. “O programa está se ampliando e pretende atingir todos os municípios do Estado de São Paulo”, explica a professora Fernanda Carrer, ressaltando a importância da parceria e do financiamento promovido pelo Ministério da Saúde.

Segundo a professora, todos os meses, novos editais são abertos para inscrição em cursos de extensão. As aulas buscam a capacitação de profissionais que atuam no primeiro nível de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Acesse o edital dos cursos para mais informações ou o site da Telessaúde Brasil Redes Unifesp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.