Plataforma de empreendedorismo da USP traz cinco passos para ajudar seu negócio

Material da HUB USP Inovação apoia quem quer começar ou já está empreendendo; informações vão desde o processo de aprendizado a busca de financiamento

 06/10/2021 - Publicado há 3 anos
Funcionalidade permite percorrer jornada empreendedora – Arte sobre foto / Freepik HUB USP

.
Como tirar uma ideia ou um projeto do papel e transformá-lo em um negócio? Um passo a passo organizado pela plataforma HUB USP Inovação pode ajudar. São cinco etapas chamadas Jornada do Empreendedorismo USP com informações para quem pretende começar ou já está no mundo da inovação e empreendedorismo. As orientações são abertas e gratuitas a qualquer interessado. Elas indicam ainda como o empreendedor pode aproveitar todo o conhecimento produzido pela USP na área e as diversas formas de apoio que a Universidade oferece.

Os cinco tópicos levam a outras informações: Processo de aprendizagem, Engajamento e começando a exercitar o empreendedorismo, Processo de incubação, Criando a minha própria empresa, Aprimorando tecnologias, fortalecendo a empresa e Buscando financiamento.

Para quem está iniciando a jornada do empreendedorismo, a recomendação é buscar aprendizado. A USP tem diversas disciplinas sobre inovação e empreendedorismo, além de entidades estudantis, empresas juniores e espaços de convivência engajados no desenvolvimento de negócios.

Se você já está empreendendo e precisa de uma rede de apoio, há orientações para se conectar com outras startups, além de explicações de como encontrar um local para instalar sua equipe. Para quem já está estabelecido, tem dicas de como fortalecer sua empresa e melhorar seu produto. E quem precisa buscar maneiras de captação de recursos, pode descobrir como encontrar financiamento.
.

Tela da Jornada do empreendedor para aqueles que querem criar uma empresa – Foto: Reprodução/HUB USP

.
.
Todo o material está disponível na plataforma HUB USP Inovação e pode ser acessado aqui. O site foi lançado em abril deste ano pela Universidade e é todo voltado à inovação e ao empreendedorismo. Você encontra informações sobre professores, patentes, programas, laboratórios e incubadoras espalhadas pelas 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru e Lorena.

+ Mais

Como as empresas podem ter acesso às tecnologias desenvolvidas na USP?

Tudo isso está separado por áreas de busca para facilitar a navegação: Iniciativas, P&D&I, Competências, Educação, Empresas e Patentes. Com uma busca simples na plataforma, uma empresa ou instituição pode encontrar projetos e especialistas de todas as áreas da Universidade.

Estão cadastrados as competências, serviços tecnológicos e equipamentos de cada um dos 5.300 professores que a USP mantém, além das quase 1.200 patentes registradas pela Universidade.

Confira a Jornada do Empreendedorismo USP no link: https://hubusp.inovacao.usp.br/jornada

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.