Pacientes que tiveram AVC podem tratar sequelas na Casa da Afasia

USP em Bauru recruta voluntários para tratamento fonoaudiológico

24/08/2017 - Publicado há 7 anos
O AVC acontece quando há uma interrupção brusca do fluxo de sangue para alguma região do cérebro – Ilustração: Divulgação/Assessoria de Imprensa do HC-FMRP

.
Pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tiveram, como consequência, alterações na capacidade comunicacional, podem participar de um projeto da USP em Bauru que propõe um novo modelo terapêutico para o problema.

A Casa da Afasia e a Clínica Escola do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP estão recrutando voluntários para avaliação fonoaudiológica. Podem participar pessoas que tiveram derrame há menos de um ano, que possuam dificuldade para falar após o AVC, que ainda não fizeram terapia fonoaudiológica para fala e com idade igual ou superior a 18 anos.

A inscrição pode ser feita até 1º de setembro pelo telefone (14) 3235-8422 ou pessoalmente na Clínica de Fonoaudiologia da FOB (com Sidnei), das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta. A FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.

Leia reportagem do Jornal da USP sobre a Casa da Afasia

Professora Magali Caldana, ao centro, e a equipe da Casa da Afasia – Foto: Denise Guimarães/FOB

O objetivo da Casa da Afasia é oferecer terapia fonoaudiológica intensiva a pessoas com sequelas na fala após um AVC. A idealização do projeto surgiu após visita da professora Magali de Lourdes Caldana à Universidade Central da Flórida (UCF), Estados Unidos, onde conheceu a fundadora e diretora da Aphasia House, a pesquisadora Janet Whiteside. Assim iniciou-se um trabalho em conjunto.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e está sendo desenvolvido pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB.