Na USP São Carlos, mais de 50 maratonistas se revezam para divulgar ciência

Dia 27 de outubro, das 15 às 18 horas, público poderá conferir uma sequência de apresentações rápidas sobre ciência e ajudar a escolher os vencedores do Divulgathon

 25/10/2019 - Publicado há 4 anos
Seminário vai debater as ferramentas de inteligência artificial que já estão sendo aplicadas no meio educacional e abordará também o estado da arte na pesquisa da área e as futuras possibilidades – Foto: Divulgação

Compartilhar os conhecimentos que são gerados pelos pesquisadores das universidades brasileiras diretamente com o público, de um jeito atraente e descomplicado. Esse é um dos objetivos de um evento gratuito que ocorrerá no domingo, 27 de outubro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Será uma verdadeira maratona de divulgação científica, que vai começar às 15 horas e prosseguirá por três horas, tempo em que o público poderá assistir a uma sequência de apresentações rápidas sobre os mais diversos conceitos científicos. Esta será a primeira edição do Divulgathon: ciência sem barreiras, em que 57 maratonistas vão se revezar no palco do Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, para compartilhar seus conhecimentos com o público.

Durante o evento, uma banca de jurados vai acompanhar as apresentações e avaliá-las. O público também poderá ajudar a escolher os vencedores da maratona de divulgação científica. No final do evento, os responsáveis pelas três melhores apresentações serão convidados a participar da edição são-carlense do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, que já tem data marcada: 11, 12 e 13 de maio de 2020.

Aquecimento

No sábado, 26 de outubro, um dia antes das apresentações públicas, os 57 inscritos no Divulgathon participarão de um workshop para prepararem suas apresentações. Será um treinamento intensivo, das 9 às 18 horas, que será ministrado no Auditório Luiz Antonio Favaro, no bloco 4 do ICMC, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.

Diversos especialistas foram convidados para abordar conteúdos relacionados à comunicação pública da ciência. Também haverá exercícios práticos para despertar a criatividade, aprimorar as habilidades de comunicação oral, o trabalho em equipe e a capacidade de autorreflexão dos participantes em relação a como fazem divulgação científica e como poderiam fazer melhor.

O resultado desse treinamento intensivo poderá ser conferido na tarde de domingo, durante o Divulgathon. Além de preparar os atletas para a maratona, o treinamento tem como objetivo estimular que mais pessoas se dediquem à popularização do conhecimento científico.

O evento é realizado pelo ICMC com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, marcando o encerramento das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 21 a 27 de outubro.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.