Na USP São Carlos, ação oferece prática de meditação gratuita

Atividade tem como público prioritário a comunidade universitária, mas a população também pode participar

22/11/2018 - Publicado há 5 anos
Alunos em aula de meditação – Foto: Umberto Patracon/Assessoria de Comunicação EESC

Visando contribuir para o bem-estar, autoconhecimento e redução do estresse, a diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL), desenvolve o projeto Cultura do Bem-Estar: práticas para uma vida acadêmica saudável.

A ação tem como público prioritário a comunidade universitária, mas a população de São Carlos também pode participar das práticas de meditação que serão oferecidas toda quartas-feira, das 7h15 às 7h50 da manhã, a partir do dia 28 de novembro.

As aulas serão ministradas pela coordenadora do projeto e educadora do SVBIBL, Patrícia Cristina Silva Leme. Ela é professora de ioga e meditação com formação na Índia em instituição certificada pela Yoga Alliance, com ampla experiência em meditação, tendo frequentado retiros Vipassana e cursos sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche, conhecido mestre de meditação budista tibetana e autor de best-sellers.

Aula de ioga, também ministrada pela professora Patricia – Foto: Umberto Patracon/Assessoria de Comunicação EESC

A meditação é considerada uma técnica que contribui para a redução do estresse e melhoria da qualidade de vida. Estudos mostram que as técnicas de meditação são capazes de modificar as estruturas e as funções do cérebro e têm os efeitos positivos na cognição, na regulação emocional, na atenção, na eficiência cerebral e no relaxamento

Para participar não é preciso fazer inscrição e nem ter experiência em meditação, basta estar atento às orientações a seguir:

1) Seja pontual. O ideal é chegar com pelo menos cinco minutos de antecedência.
2) As práticas ocorrem no Ginásio do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP em São Carlos (Cefer). Chegando no local, entre pelos portões pretos localizados na lateral do prédio, em frente à piscina.
3) Os participantes se sentarão na arquibancada no ginásio e haverá almofadas disponíveis.
4) Desligue seu celular ou deixe-o no módulo silencioso ou vibrar.
5) Prepare-se para a prática, lembrando que é um momento para se desconectar das suas outras atividades. Você pode, por exemplo, avisar familiares e colegas de que você não estará disponível durante a meditação.
6) As aulas estarão em recesso entre os dias 12 de dezembro e 9 de janeiro.

O Ginásio do Cefer está localizado na área 1 do campus da USP, em São Carlos, stiuada na Av. Trabalhador São-Carlense, 400. Esse projeto tem o apoio do Centro Cultural, do CEFER e do Serviço de Assistência Social da Prefeitura do Campus USP São Carlos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail bemestar@eesc.usp.br.

Da Assessoria de Comunicação da EESC