Na USP em Piracicaba, desafio traz reflexão sobre o consumo consciente

Comunidade pode enviar fotos e escrever frases com o tema; vencedores das categorias ganharão um tablet

21/05/2018 - Publicado há 6 anos
Prédio Central da Esalq, na USP em Piracicaba – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De 22 de maio a 31 de agosto, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, recebe inscrições para o Desafio Consumo Consciente, no qual o público pode participar em duas categorias (Frases e Fotos), abordando a relação do homem com o ambiente.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar. Na categoria Frases, o participante poderá escrever no máximo três frases, sendo vedada coautoria. A escrita é em língua portuguesa e deve conter até 250 caracteres, contabilizados com espaços.

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do Formulário de inscrição – frases, disponível neste link, que deve ser preenchido e enviado para o e-mail cerimonial.esalq@usp.br .

Na categoria Fotos, a fotografia digital (colorida ou em preto e branco) deve estar em formato JPG, JPEG, RAW ou TIFF sem compressão, com tamanho mínimo de 3543 x 2362 pixels (equivalente a 30cm por 20cm) e resolução de 300 dpi. As fotos não devem ser manipuladas, ou seja, alteradas em programas de edição de imagens.

Caso a foto contenha pessoas retratadas, fica o participante encarregado de fazer o download do Termo de autorização de uso de imagem de pessoas retratadas nas fotografias, imprimi-lo, coletar assinatura das pessoas retratadas, digitalizá-lo e enviar junto com a ficha de inscrição e as fotos.

As inscrições devem ser individuais, por meio do preenchimento do Formulário de inscrição – fotos, que deve ser preenchido e enviado com as fotos para o e-mail cerimonial.esalq@usp.br. Cada participante poderá inscrever até três fotos.

A premiação para as duas categorias inclui tablet (1º lugar), fone de ouvido esporte estéreo, sem fio (2º lugar) e pen drive com capacidade de 64 GB (3º lugar). O regulamento completo pode ser conferido aqui.

Projeto temático

O desafio integra as atividades do quarto Projeto Temático realizado pela Esalq com a proposta de provocar reflexões sobre temas de interesse social. O tema escolhido para 2018 – Consumo Consciente – visa a suscitar a relação do homem com o ambiente, estimulando ações individuais e coletivas nas residências, em espaços comuns e nos locais de trabalho e estudos. A responsabilidade de uso, redução, reúso, otimização de recursos, educação ambiental e postura depende de todos para o enfrentamento dos desafios locais e globais.

Como primeira atividade desta edição, a comunidade interna da USP em Piracicaba recebeu um questionário para o registro de práticas que revelam o consumo consciente de água, energia e outros recursos naturais.

Durante o ano também serão organizados encontros de formação abertos a todos os interessados com o objetivo de aprofundamento nos temas de produção e consumo consciente, além de valorizar e divulgar as atividades já desenvolvidas pelos diversos grupos de extensão da Esalq e de trazer reflexões sobre as contribuições e desafios da instituição sobre esse tema.

São objetivos do Projeto Temático:

• dar visibilidade aos projetos e ações relacionados ao tema;
  • fomentar a consciência socioambiental, especialmente dos acadêmicos, utilizando a multidisciplinariedade e a interdisciplinaridade, com a escolha de temas transversais relacionados com a grade disciplinar dos cursos da instituição, com a finalidade de estimular o espírito de cidadania, a inovação, o empreendedorismo, a ética e as posturas humana e profissional durante a formação acadêmica;
  • identificar, incentivar e propor estratégias para o enfrentamento dos desafios globais e locais relacionados ao tema proposto;
  • promover a sinergia dos diversos públicos do campus para a potencialização de ações comuns e integradas; firmar a USP/Esalq como instituição de referência em temas sociais; envolver o público interno do Campus USP Luiz de Queiroz por meio de ações conjuntas.

Com informações de Alicia Nascimento Aguiar/Assessoria de Comunicação da Esalq