Grupo da USP desenvolve games que podem ser estudados e modificados

USPGameDev organizou evento para público jogar e interagir com os desenvolvedores, que coletam sugestões e críticas

 13/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/07/2018 as 9:29
Por

Foto: Reprodução TV USP

.

 

.
L
ógica, Geometria, Álgebra Linear, Programação. Você não pensa em nenhuma dessas disciplinas quando está jogando. Mas é a matemática que sustenta a produção de games – desde um jogo de tabuleiro a um jogo digital. Partindo dos números, um grupo de desenvolvedores da USP compreendeu a necessidade de incluir outras áreas do conhecimento, como Design, Música, Letras e Física, levando o usuário a uma experiência mais interativa e diversa em suas criações.

Assim nasceu o USPGameDev, grupo de extensão universitária de pesquisa em desenvolvimento de jogos, que tem como filosofia a Cultura Livre. “Todo o código que usamos para desenvolvimento do jogo fica disponível para as pessoas baixarem, estudarem e até modificarem e redistribuírem”, explica Wilson Kazuo Mizutani, pesquisador do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e um dos fundadores do grupo.
.

.

.

.
Jogos em teste

Uma das frentes do USPGameDev é a exibição de jogos desenvolvidos ao longo do semestre letivo no evento Let’s (test) Play, que está em sua quarta edição. Os visitantes podem jogar à vontade e interagir com os desenvolvedores, que coletam sugestões e críticas.

A última edição foi realizada no dia 29 de junho, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. A mostra ocorreu em conjunto com o Glitch Mundo 1.0, um evento nacional de desenvolvedores de jogos, e dedicou espaço para uma “mostra pirata”, na qual todos os interessados – estudantes ou não – poderiam apresentar seus próprios games.

Os gêneros dos projetos variam bastante, tendo jogos em primeira pessoa (a perspectiva gráfica segue do ponto de vista do personagem), RPGs (geralmente ambientado no mundo medieval, contém elementos de progressão e customização de personagens), terror, puzzles, entre outros. Conheça a seguir alguns dos jogos exibidos no Let’s (test) Play:
.

.

Aius: Battle for Magic

Aius: Battle for Magic: Jogo mutiplayer arena no estilo top-down, no qual dois a quatro jogadores se enfrentam em rápidas e ferozes batalhas. Os jogadores controlam pequenos magos, que têm em seu arsenal poderosas magias de quatro elementos diferentes, mas possuem vantagens e desvantagens uns sobre os outros. Os jogadores também podem carregar essas magias para deixá-las mais devastadoras.

Backdoor

Backdoor: Perdidos em uma nave-planeta colossal viajando pelo espaço, os sobreviventes de uma tragédia precisam se aventurar pelas ruínas de um mundo morto e sem esperanças em busca dos frutos de Vanth enquanto rumam para o que acreditam ser sua salvação. O jogo segue o formato clássico dos roguelikes, com particularidades que se dão através do uso de cartas combinadas em decks, como Magic, The Gathering ou Hearthstone.

…..

Grimoire: Ars Bellica

Grimoire: Ars Bellica: alta fantasia militar e industrial. Ambicioso e inspirado por jogos como Factorio, roguelikes clássicos e Dwarf Fortress, Grimoire surgiu do gosto por desafios e paixão por esses tipos de jogos.

…..

It's all about Lasagna!

It’s all about Lasagna!: Você foi despejado da sua casa, mas sua avó, como sempre, está pronta para lhe receber – lasanha inclusa! Porém, algo estranho está acontecendo na casa dela. Descubra o quê nesse jogo de terror e simulação de fazendas no estilo Harvest Moon e Stardew Valley! Desenvolvido durante a Ludum Dare 41, cujo tema era misturar dois gêneros incompatíveis.

…..

LIES: An Accusation Card Game

LIES: An Accusation Card Game: Card game baseado em jogos como Sim Mestre das Trevas! e Danganronpa, onde os jogadores têm como objetivo acusar uns aos outros em relação a um assassinato. Para tanto, eles usam cartas e, o mais importante, astúcia e criatividade para conseguir convencer os outros. Na verdade, não existe um assassino definido. O objetivo do jogo, além de encontrar um culpado, é montar uma história por trás do assassinato.

…..

Marvellous Inc.

Marvellous Inc.: Você é o mais novo empregado na empresa de tecnologia, na vaga de Testador de Robôs. Seu trabalho será explorar os potenciais do mais novo produto de MarvInc: robôs capazes de realizar tarefas complexas, que prometem revolucionar o mundo. Resolva puzzles programando, interaja com outros personagens e descubra os segredos por trás dos verdadeiros objetivos dessa empresa.

…..

NeoBreaker

NeoBreaker: Jogo 2D minimalista em que você lança bolas e destrói blocos! A cada nível, você ganha mais uma bola, porém, blocos mais resistentes aparecem. Desafie suas habilidades neste eletrizante teste de precisão e sangue frio.

…..

Pirate Ship Battles

Pirate Ship Battles: Jogo open source 2D do gênero battle royale. Os jogadores controlam um navio pirata no oceano. O objetivo é sobreviver a ataques de outros jogadores e para isso é necessário coletar caixas com munição que estão nas águas. O multiplayer é inspirado nos jogos Agar.io e Slither.io, além dos jogos mais consagrados do battle royale, como Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds.

…..

Skyjammers and the Drifting Stalkers

Skyjammers and the Drifting Stalkers: Você explora os céus em uma jornada mística em busca de liberdade e um bom solo de jazz. Skyjammers é um jogo de puzzle de tempo onde você opõe as forças dominadoras do céu usando a melodia que nunca se apaga. Desenvolvido na Global Game Jam 2018, é um dos poucos jogos mobile do USPGameDev.

…..

Teleporter

Teleporter: Jogo de puzzle 2D, no qual o objetivo é chegar até o portal de saída de cada nível. Para fazer isso, o jogador tem uma quantidade limitada de bolas que pode arremessar e se teleportar para a localização delas. Cada bola tem uma propriedade especial, o que possibilita algumas combinações diferentes de jogadas para vencer certos níveis e contribui com a diversidade do jogo.

…..

Para baixar os jogos desenvolvidos pelo USPGameDev, acesse: https://uspgamedev.org

Com informações do USPGamedev

….


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.