Desafio testa conhecimento de alunos do fundamental e médio

Estudantes de todo o País podem participar de ação da Escola de Engenharia de Lorena da USP; inscrições vão até 27 de setembro

24/09/2019 - Publicado há 5 anos
Estudantes realizam “tarefa” durante a etapa presencial da edição de 2017 do Desafio do Conhecimento – Foto: EEL

Quem estuda entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental e a 1ª e 3ª série do ensino médio, em escola pública ou particular, pode participar do Desafio do Conhecimento, organizado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A atividade envolve a resolução de enigmas em grupo e de forma individual. Qualquer estudante do País pode participar. São duas fases: uma virtual e outra presencial, basta fazer a  inscrição gratuita através do site.

O aluno cria uma conta de usuário, preenche o formulário on-line e recebe o número de inscrição. Não se esqueça de ler o regulamento para saber mais sobre como vai funcionar. A iniciativa quer estimular a aprendizagem e valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de trabalhar a compreensão e a cooperação nos alunos participantes.

Na primeira etapa, pela internet, o estudante responde a dez questões em um período máximo de duas horas. Ele pode escolher fazer o desafios nos dias 30 de setembro ou 1º, 2, 3 e 4 de outubro. É permitido o uso da internet, livros, consulta a professores ou outras pessoas.

São três níveis diferentes de avaliação: o primeiro para quem está no 6º e no 7º ano; o segundo para o 8º e o 9º ano e o terceiro para o ensino médio.

Os 30 estudantes de cada ano e série que tiverem o melhor rendimento, dentro do limite mínimo de acerto, que é 30%, passam para a próxima etapa. Essa fase ocorre no dia 26 de outubro, presencialmente na EEL, que fica na cidade de Lorena a 200 quilômetros de São Paulo. Os alunos serão divididos em times para resolverem uma situação de problema e, depois, sozinhos, terão que fazer uma prova escrita de múltipla escolha.

Os resultados serão divulgados no site oficial do desafio. Os três primeiros colocados de cada ano do fundamental e do médio serão premiados com certificados.