Curso on-line e gratuito da USP fala sobre a relação da Terra com Marte

Atividade do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas é voltada para pessoas a partir de 60 anos

11/05/2021 - Publicado há 3 anos
Curso vai abordar a Terra e Marte – Foto: 123RF

Rochoso como a Terra, Marte é o segundo menor planeta do Sistema Solar. Ele atrai as atenções dos cientistas e concentra o envio de sondas para explorá-lo devido a semelhanças com o nosso planeta. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo, está organizando o curso on-line e gratuito A Terra e seu irmão Marte para quem tem 60 anos ou mais.

A atividade, que será de 24 a 28 de maio, vai caracterizar a Terra e Marte, mostrando como as ciências daqui e do Universo podem ser usadas no estudo dos corpos do Sistema Solar. No primeiro dia, o tema será O Sistema Solar; no segundo, A origem e a evolução da Terra; no terceiro, Marte: presente, passado e futuro; no quarto, Métodos geofísicos utilizados para a investigação de planetas e satélites; e no quinto, A exploração espacial.

O professor do IAG Eder Cassola Molina é o coordenador do curso, e além dele, participam os professores  Enos Picazzio e Roberto Dell’Aglio Dias da Costa.  São 100 vagas e, para participar, é preciso se inscrever até o dia 16 de maio neste site. Ao entrar no link, selecione a Unidade, no caso Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, e clique no nome do curso “A Terra e seu irmão Marte”.

Será dada prioridade para inscritos que atendam ao requisito de idade (a partir de 60 anos). Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, haverá sorteio. Serão entregues certificados de conclusão do curso aos participantes que tiverem no mínimo 75% de presença, verificada pelo sistema de auditoria do Google Meet. Os certificados contendo os dados pessoais, o porcentual de presença e o número de horas do curso serão enviados por e-mail no prazo de 90 dias do término do curso.

Mais informações: https://www.iag.usp.br/geofisica/terceiraidade