Competição premiará estudantes com soluções para o agronegócio

AgriMarketing Competition selecionará 10 projetos na área de estratégias de marketing para a agroindústria

12/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 13/07/2017 as 12:26
Competidores terão que desenvolver estratégias de marketing na cadeia produtiva do agronegócio –  Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Há tempos que a agroindústria não vive só do campo. Áreas como tecnologia e marketing são cada vez mais vitais para o setor. E é sobre isso que se trata a primeira edição da AgriMarketing Competition, concurso promovido pelo grupo de pesquisa e extensão MarkEsalq, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracacaba, em parceria com a empresa Bayer.

Inspirado nas ações da Associação de Marketing Agrícola dos Estados Unidos (Nama, na sigla em inglês), que mobiliza as principais universidades do país, o evento procura estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de conhecimento sobre estratégias de marketing na cadeia produtiva do agronegócio.

Estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento poderão participar do concurso e se organizar em grupos de até seis pessoas. Os integrantes deverão apresentar um produto, serviço ou tecnologia aplicável ao agronegócio com um plano de inserção no mercado do seu projeto.

De acordo com Eduardo Spers, professor e coordenador da MarkEsalq , o plano de marketing a ser desenvolvido deve dar ênfase ao valor agregado pela diferenciação da solução proposta. “Queremos estimular o desenvolvimento dos conceitos de marketing para o agronegócio nas universidades”, disse.

As inscrições devem ser realizadas até dia 13 de outubro através do site do concurso, no qual também está disponível o regulamento da competição. Os estudantes que não forem aprovados na primeira etapa poderão comparecer à etapa final de apresentações dos cases e palestras. A participação como ouvinte é gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Entre as propostas enviadas, serão escolhidas dez para serem apresentadas no dia 11 de novembro, no campus da USP em Piracicaba. No mesmo dia, será realizada a premiação, que contará com a presença de profissionais especializados na área.

Além dos cases dos alunos, o evento contará com palestras e profissionais do setor. “A proposta é colocar os alunos em contato direto com profissionais especializados na área e de empresas do setor, além de proporcionar momentos de troca de experiências e networking para apoiar o aprendizado e desenvolvimento profissional dos alunos”, afirma o professor Spers.

A competição oferece prêmios de até R$ 3 mil para os melhores projetos. O primeiro colocado ganhará também uma consultoria da startup IZAgro para tirar a sua ideia do papel.

“Acreditamos no desenvolvimento colaborativo e nos projetos inovadores que podem surgir quando conectamos os diferentes elos da cadeia produtiva”, afirma Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer e um dos integrantes da comissão avaliadora do AgriMarketing.

Caio Albuquerque/ Assessoria de Comunicação da Esalq