Centro de Línguas da USP oferece curso gratuito de português para imigrantes e refugiados

São 60 vagas no total, 30 para o nível intermediário e 30 para o avançado. As inscrições serão no dia 7 de agosto, às 16 horas, em São Paulo

06/08/2019 - Publicado há 5 anos
Prédio da Casa de Cultura Japonesa onde será realizada a inscrição – Foto: USP Imagens

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo, oferece neste semestre o curso Conversação e Escrita em Português para imigrantes e refugiados, em dois níveis: intermediário e avançado.

O curso é gratuito e se insere em um quadro de iniciativas para a promoção dos direitos e a inclusão social de imigrantes e refugiados que estão residindo no Brasil. Os interessados que se enquadrem no público-alvo devem realizar inscrição presencialmente, nesta quarta-feira, 7 de agosto, às 16 horas.

Ao todo, são 60 vagas, 30 para o nível intermediário e 30 para o avançado. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, mas haverá entrega de senhas somente a partir das 15 horas.

A inscrição será feita na Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – 1° andar, sala de Reunião – campus Cidade Universitária, bairro Butantã, São Paulo. As aulas também serão realizadas neste local, às quartas-feiras, das 16 às 18 horas, com início no dia 14 de agosto e término em 2 de outubro.

Mas, antes de iniciar as atividades, os candidatos vão passar por uma entrevista, a qual definirá se estão aptos a participar do curso.

Proficiência

O objetivo do curso no nível intermediário é desenvolver habilidades comunicativas, adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita; e adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

No avançado, há práticas e estudos preparatórios para o exame de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras – desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) – através da compreensão das etapas oral e escrita da prova, estudo dos gêneros textuais recorrentes no exame e simulado utilizando provas de anos anteriores.

Além da preparação para o exame, no curso avançado o aluno fará uso de estruturas complexas da língua portuguesa para ampliação de vocabulário e uso de estruturas envolvendo subjuntivo e conectivos.

As aulas serão ministradas pela professora do Centro de Línguas Paola Mandalá, que é graduada em Letras – habilitação Português pela FFLCH e licenciada pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

No Centro de Línguas, onde atua há nove anos, é professora dos cursos de Redação e Português para estrangeiros e coordena o trabalho dos monitores que atuam como professores nestes cursos. Além disso, elabora e aplica o exame de proficiência em português como língua estrangeira para estudantes de pós-graduação das diferentes unidades da USP.

Mais informações: (11) 3091-2416, e-mail portcl@usp.br

Da Assessoria de Comunicação da FFLCH