App facilita vida de pacientes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Usuários podem acessar facilmente seus exames, agendar consultas, entre outros serviços, pelo celular

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

jorusp

Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos dados de seu prontuário médico e agendamentos, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP lançou o aplicativo Nosso HC Ribeirão. O app surge de uma preocupação antiga do hospital em facilitar a vida dos pacientes, que antigamente tinham que se descolar até o local para obter informações de seu prontuário, contou em entrevista, com participação de Ferraz Júnior, no Jornal da USP no Ar Benedito Carlos Maciel, superintendente do HCFMRP.

Benedito Carlos Maciel explica que agora o paciente terá na tela de seu celular acesso a resultado de exames, poderá agendar consultas e procedimentos, ver quais vacinas tomou no hospital, entre outras informações sobre seu atendimento. O app contempla todo o complexo HCFMRP da região, que além do Hospital das Clínicas conta com o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Hospital Estadual de Américo Brasiliense e Hospital Estadual Serrana.

Foto: Reprodução/Apple Store

No entanto, Maciel reforça que só poderão ter acesso ao aplicativo aqueles que já cadastraram no sistema do hospital seu número de celular presencialmente, isso ocorre para se garantir a segurança dos dados. “Devemos tomar todos os cuidados possíveis porque é um dado do paciente, não podemos deixar isso chegar a qualquer um.” Para se cadastrar, basta que o paciente compareça à unidade do complexo mais próxima, mesmo que pretenda consumir o serviço em outras unidades.

O superintendente comenta ainda que essa iniciativa é importante não apenas para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades e melhorar o atendimento. Caso a pessoa pretenda realizar uma consulta ou procedimento em outro lugar, o acesso fácil pelo aplicativo pode evitar a repetição desnecessária de exames, por exemplo. Ele comenta ainda que a intenção é de expandir a atuação do aplicativo e em breve disponibilizar imagens de exames como raio-X e ressonância magnética, por exemplo.

O aplicativo Nosso HC Ribeirão já conta com cerca de um milhão e meio de cadastrados, e pode ser baixado gratuitamente on-line. Para o sistema operacional iOS neste link, ou Android neste link.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •