Aplicativo e site ajudam produtor rural a gerenciar negócio

USP em Piracicaba oferece serviço de análises laboratoriais para atender agronegócio

 05/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 06/06/2017 as 13:43
O usuário poderá acessar os resultados via portal EsalqLab ou aplicativo para celular – Foto: Gerhard Waller

.
Fazer análises laboratoriais de seus produtos e do solo é fundamental para o produtor rural poder tomar boas decisões em relação à sua produção. E se essas decisões puderem ser rápidas e econômicas é ainda melhor. Essa é a promessa do EsalqLab, uma plataforma de análises laboratoriais criada por professores do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba.

Por correio, o produtor envia amostras para o departamento, com o formulário de pedido de análise, disponível no site do EsalqLab. A partir das amostras, o laboratório fará análises por método infravermelho (Nirs, na sigla em inglês). Segundo Laerte Cassoli, engenheiro agrônomo e gestor da iniciativa, a análise por infravermelho é uma opção rápida, barata e que não gera resíduos, pois não utiliza agentes químicos.

“Isso significa resultados com custo muito inferior aos métodos químicos tradicionais e, principalmente, mais precisos. Termos nosso Nirs validado para as nossas condições locais é um motivo de orgulho para nós”, afirma. A diferença de custo do Nirs para os métodos tradicionais pode chegar a 50%, segundo o engenheiro.

Veja no vídeo como é o acesso às análises:

.
No momento, o EsalqLab está utilizando o infravermelho para análises bromatológicas de silagem de milho. Em breve, também será utilizada para análise de gramíneas e fezes. Além de análises bromatológicas, a plataforma também oferece análises químicas de solo.

O resultado das análises poderá ser consultado no portal do EsalqLab e pelo aplicativo de celular, disponível para os sistemas Android e iOS. “Focamos em disponibilizar tudo isso para a comunidade, de forma simples, com o objetivo de democratizar o acesso a informações que auxiliem os gestores na tomada de decisão” explica Cassoli. “O usuário poderá acessar os resultados via portal EsalqLab e também via aplicativo para celular. Em breve, teremos também o BenchLab, em que poderá ser feita uma análise comparativa e ranking da qualidade nutricional dos alimentos analisados pelo laboratório.”

No site, o produtor pode encontrar informações de serviços, custos e métodos de coleta de amostras. Também foi criado um canal de comunicação para tirar dúvidas do usuário, que pode ser via Whatsapp, pelo número (19) 9 7151-9898 e pelo e-mail atendimento@esalqlab.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Esalq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.