Alunos de escolas públicas aprendem biomedicina com universitários da USP

Projeto do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP ensina método científico através de experimentos laboratoriais

Alunos da Escola Estadual Emygdio de Barros participam do Biocientista Mirim – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Escola Estadual Emygdio de Barros, na zona oeste de São Paulo, recebeu o projeto Biocientista Mirim entre os dias 5 e 9 de novembro. A iniciativa leva universitários e professores do Instituto de Ciências Biomédicas
 (ICB) da USP para escolas públicas da cidade de São Paulo, onde realizam atividades experimentais sobre biomedicina. A ideia é ensinar o método científico para os alunos através de experimentos laboratoriais.

Marimar Penteado, professora de ciências da escola, coloca que a ida da USP até as instituições públicas de ensino é fundamental. “Embora os nossos alunos morem aqui do lado da Universidade, eles conhecem apenas o Hospital Universitário e a Faculdade de Odontologia [ambos oferecem serviços gratuitos para o público da região]”.

O dia de biocientista mirim dos estudantes pode ser conferido na reportagem em áudio abaixo:

André Luis Francisco dos Santos Júnior é um dos alunos do ICB que participam do projeto - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Alunos realizam atividade proposta por universitários do ICB - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Renata Furlan é pesquisadora colaboradora da ICB e uma das palestrantes do Biocientista Mirim - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Universitários expõem conteúdo para alunos da Escola Estadual Emygdio de Barros - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Alunos verificam no microscópio material biológico - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além disso, o projeto também capacita professores dessas escolas para dar uma continuidade às atividades. Alguns alunos ainda podem vir para a USP acompanhar pesquisas científicas.

Para entrar em contato, basta mandar um e-mail para a coordenadora do Biocientista Mirim, professora Ana Márcia de Sá Guimarães, pelo anamarcia@usp.br.

• 1,5K