Ações na USP destacam importância da educação emocional no trânsito

Dia 19/9, público poderá ver simulador de direção para treino em situações adversas e óculos de realidade virtual com imersão em contextos de risco

 17/09/2019 - Publicado há 5 anos
Prevenção a acidentes de trânsito envolve cidadania – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A cada hora cinco pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, aponta relatório do Conselho Federal de Medicina (CFM) produzido a partir de dados do Ministério da Saúde. Nos últimos dez anos, os acidentes também já deixaram mais de 1,6 milhão de feridos, ao custo de quase R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A prevenção é um fator-chave para reduzir esses números. Na Semana Nacional do Trânsito, o programa Acolhe USP, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) e o projeto Envelhecimento Ativo, realiza no dia 19 de setembro diversas ações para discutir o assunto e promover a reflexão sobre cidadania e comportamento responsável no trânsito.

As atividades acontecem em dois ambientes da Cidade Universitária, em São Paulo. Em cada local será apresentada a palestra Educação Emocional no Trânsito, com o educador e especialista em segurança viária Rodrigo Ramalho. Haverá também um simulador de direção veicular para treino em situações adversas de trânsito, óculos de realidade virtual com imersão em contextos de risco e possibilidade de experimentar o uso do bafômetro.

O primeiro bloco de ações acontecerá no Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, entre 9h30 e 13 horas. A palestra será às 10 horas no Auditório Lupe Cotrim, no 1º andar, e as demais atividades estarão disponíveis no saguão do piso térreo.

O segundo bloco de ações acontecerá na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, das 16h30 às 19h30, no vão do prédio, próximo à rampa da entrada principal. A palestra será ministrada às 17 horas no Anfiteatro da Geografia.

A palestra poderá ser assistida on-line a partir das 10 horas pela IPTV-USP. Mais informações com o Acolhe USP pelo telefone (11) 3091-8345 ou e-mail acolheusp@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.