Ação educativa da Escola de Enfermagem da USP avalia lavagem das mãos

Parar lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a ação receberá vídeos e retornará com orientações para a lavagem correta

 05/05/2020 - Publicado há 4 anos

Data que ganhou mais importância neste ano, o dia 5 de maio foi definido como Dia Mundial de Higienização das Mãos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade trabalha desde 2009 campanhas de conscientização para a lavagem das mãos, um simples ato que previne doenças e contaminação por vírus e bactérias. Na pandemia de coronavírus, a higiene das mãos virou pré-requisito essencial para evitar o contágio.

Para reforçar as medidas de higiene e fortalecer a campanha, professoras e alunas da Escola de Enfermagem (EE) da USP criaram uma ação educativa em que avaliam se as pessoas fazem a lavagem das mãos corretamente. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer um vídeo do momento da lavagem e enviar pela internet nesta página. O vídeo será avaliado e a pessoa receberá uma mensagem dizendo se está fazendo procedimentos corretos de higiene. Também é recomendado compartilhar o vídeo nas redes sociais usando as hashtags da campanha (#SupportNursesandMidwives #HandHygiene #InfectionPrevention).

A ação é realizada pela disciplina Enfermagem e Biossegurança, coordenada pela professora Anna Luiza Gryschek, com apoio das especialistas Érica Gomes Pereira e Karen Namie Sakata So e alunas da Enfermagem. Confira abaixo o vídeo elaborado pelas participantes:
.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.