Ação de alunos da USP ajuda famílias em dificuldades financeiras e incentiva leitura de livros

Projeto da FEA está rifando vale-compras em duas editoras; o dinheiro arrecadado irá para ONG que atende comunidades na Grande São Paulo

02/09/2020

Crisley Santana

Imagem: Reprodução/FEA Social

Segundo a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, a média de leitura dos brasileiros é de pouco mais de dois livros por ano. Pensando em promover a importância da leitura e ao mesmo tempo ajudar famílias atingidas pela pandemia de covid-19, um grupo de alunos da USP lançou a campanha Ação Literária, na qual a venda de rifas de vale-compras de livros será revertida para uma ONG que atende famílias em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo. 

O projeto é organizado pela FEA Social, entidade formada por estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, em parceria com o Clube da Leitura, outra ação de alunos da faculdade. “O objetivo é arrecadar fundos para a ONG Rede Cultural Beija-Flor, que em meio à pandemia está distribuindo cestas e kits de limpeza para mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social” explicou Luiza Benamor, diretora de marketing da FEA Social.

Ela explica que a parceria com a ONG existe desde antes da pandemia. A FEA Social oferecia cursos gratuitos de fotografia, capoeira, jornalismo, informática e gastronomia para as crianças e jovens atendidos pela Rede Cultural, que há 27 anos atua .  “Atualmente, a Beija-Flor está fornecendo cestas básicas e kits de limpeza para as famílias dos seus alunos, moradores das aldeias indígenas próximas à São Bernardo do Campo e famílias afetadas pelo incêndio na comunidade Sítio Joaninha.”

Com a pandemia causada pela covid-19, a vulnerabilidade de diversas famílias aumentou e isso motivou os universitários a lançarem do projeto.

Luiza Benamor, diretora de marketing da FEA Social - Foto: Reprodução/FEA Social

Por serem uma entidade que busca a diminuição das desigualdades sociais, a organização estudantil decidiu promover toda forma de ajuda possível, tendo a Ação Literária como uma maneira criativa de atuarem. “A gestão do Clube de Leitura idealizou a campanha e foi responsável por firmar as parcerias com as editoras. A presidente do Clube entrou em contato comigo. Achamos a campanha muito interessante e passamos a ajudar na organização”, contou Luiza. 

Família da Rede Cultural Beija-Flor recebe cesta básica
e kits de higiene - Foto: Reprodução/RCBF

Campanha Ação Literária realizada
nas redes sociais -
Foto: Reprodução/FEA Social

A campanha consiste no sorteio de dois “vales-presentes”, um no valor de R$ 100 na editora Lote 42, e outro de R$ 150 em livros na editora Grua, ambas parceiras do projeto. Para participar, basta comprar alguma das rifas disponíveis no site, nos valores de 7, 10 ou 15 reais. A participação deve ser feita on-line, por meio deste link, até o dia 6 de setembro. 

Para a estudante, “a campanha se insere em um contexto muito maior, e que deve não só perdurar até o fim da covid-19, como também deixar frutos para o momento pós-pandemia. Esperamos que a nossa campanha inspire mais estudantes a usarem seus espaços e suas vozes como meio de propagação do impacto positivo.”

Para mais informações, acesse as redes sociais no Instagram @clubedeleiturafeausp e @feasocialusp.