Vídeo aborda o livro “Nove Noites”, que integra lista da Fuvest

Produção da TV USP traz informações sobre a obra que rompe com a narrativa realista tradicional

Editorias: Cultura, TV USP - URL Curta: jornal.usp.br/?p=332272

Assista abaixo ao vídeo sobre o livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho, produzido pela TV USP.

“É uma biografia dupla, de alguém que não pode narrar porque já está morto e do narrador-jornalista que se autobiografa nesse processo e vai preenchendo os espaços com elementos eminentemente inventivos.” É assim que o professor Emerson Cruz Inácio, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, define o livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho. O livro integra a lista de leituras exigidas para o vestibular de 2021 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que dá acesso aos cursos da USP.

O professor Emerson Inácio é entrevistado num vídeo sobre Nove Noites que acaba de ser produzido pela TV USP. Nele, Inácio aborda aspectos que, de acordo com ele, não podem deixar de ser percebidos pelo vestibulando.

Assista no link acima ao vídeo da TV USP sobre o livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Leia mais sobre o livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho, neste link.

Leia nos links abaixo informações sobre os nove livros exigidos para o vestibular 2021 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)

Campo Geral, de Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Quincas Borba, de Machado de Assis

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos

Angústia, de Graciliano Ramos

Mayombe, de Pepetela

Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade

A Relíquia, de Eça de Queiroz

Nove Noites, de Bernardo Carvalho

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.