Série mostra luta pioneira de LGBTs contra a repressão na ditadura

TV USP lança, dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, uma série de vídeos sobre o nascimento do movimento durante o Regime Militar

 28/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 17:53

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data que remonta ao ano de 1969, em Nova Iorque, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje local com presença de gays, lésbicas e trans, reagiram a batidas policiais que eram realizadas ali.

No Brasil, em 1980 ocorreu a primeira passeata de gays, lésbicas e travestis em protesto às constantes operações policiais ocorridas em São Paulo que visavam reprimir esses grupos.

Com base na tese de doutorado de Renan Quinalha, Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988), defendida no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, a TV USP lança, a partir de hoje, uma série de vídeos sobre o nascimento do movimento LGBT durante o Regime Militar.

Assista ao primeiro vídeo:

https://jornal.usp.br/tv-usp/ser-mulher-e-homossexual-causava-dupla-discriminacao-entre-lgbts/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.