Na ditadura, mídias alternativas quebraram tabus sobre LGBTs

Jornais alternativos como “Lampião da Esquina” e “Chanacomchana” colocavam em xeque inclusive a mídia de esquerda, que considerava a luta LGBT uma “causa menor”

 13/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 17:53

Durante muito tempo, a imprensa brasileira retratou a população LGBT de forma pejorativa. Neste cenário, surgiu o Lampião da Esquina, primeiro jornal de alcance nacional feito por homossexuais com a proposta de quebrar esse padrão da imprensa tradicional. O Lampião serviu de inspiração para criação, mais tarde, do Chanacomchana, boletim voltado à divulgação de atividades e reflexões de militantes lésbicas durante a década de 1980.

Sobre o assunto falam Renan Quinalha, doutor pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP com a tese Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988)”; João Silvério Trevisan, editor do Lampião da Esquina (1978-1981); e Marisa Fernandes, mestre em história social, sobre o Chanacomchana (1981-1987). Assista a mais um vídeo da série da TV USP LGBTs no Regime Militar:

 

https://jornal.usp.br/tv-usp/ser-mulher-e-homossexual-causava-dupla-discriminacao-entre-lgbts/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.