Painel debate ética em inteligência artificial e cidades inteligentes

Evento na USP coloca em pauta os dilemas da tecnologia em qualidade de vida, privacidade e segurança

 08/11/2017 - Publicado há 6 anos
Tecnologias como a Inteligência Artificial tendem a crescer nas próximas décadas e, com elas, os desafios. Na imagem, instalação Eden (2000-2010), de Jon McCormack – Foto: Divulgação/Itaú Cultural

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP recebe, no dia 10 de novembro, das 15 às 16h30, o painel Ética em IA e Cidades Inteligentes. O evento é uma promoção do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes.

A pesquisa em Cidades Inteligentes, que compreende a utilização de Tecnologia da Informação para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, possui um enorme potencial para contribuir positivamente com as nossas cidades e seus cidadãos. Dentre as tecnologias que terão um enorme impacto em nossas vidas nas próximas décadas, encontram-se o monitoramento em tempo real e a Inteligência Artificial (IA).

Essas mesmas tecnologias, no entanto, podem trazer sérios problemas à privacidade e segurança desses mesmos cidadãos e, caso não aplicadas corretamente, podem exacerbar ao invés de diminuir as desigualdades sociais e os preconceitos já existentes na sociedade.

A discussão, que terá como moderador Alfredo Goldman, do IME, contará com a presença de cinco convidados: Claudio Pinhanez, pesquisador na área de Computação Cognitiva; Marcelo Finger, com estudos sobre Inteligência Artificial; Pedro Henrique Ramos, especialista em Direito Digital; Luli Radfahrer, que atua na área da Comunicação; e Gabriel Poli Figueiredo, da Arquitetura e Urbanismo.

O evento será no Auditório do CCSL do IME, transmitido ao vivo pelo YouTube neste link.

Mais informações: site http://interscity.org


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.