Vitamina D pode amenizar alguns problemas de visão

Suplementação, entretanto, pede acompanhamento médico, alerta Eduardo Rocha

 29/06/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

A vitamina D é importante para a absorção de nutrientes dos alimentos, possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias e é principalmente adquirida através da exposição solar. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha apresenta achados científicos mostrando a ação da vitamina D na saúde ocular.

Conta Rocha que um estudo da Universidade de Hong Kong, na China, publicado em abril deste ano no International Journal of Molecular Sciences, revisou mais de 3 mil publicações sobre o tema e verificou que a degeneração senil da mácula e o olho seco podem ser amenizados com a suplementação de vitamina D.

Contudo, avisa o professor, nenhuma evidência de relação com os níveis de vitamina D foi encontrada em doenças como glaucoma e da tireoide, que muitas vezes afetam o olho, e retinoblastoma, um tumor que afeta crianças.

Rocha lembra também que uma dieta saudável concede os elementos necessários para boa proteção dos órgãos e tecidos e que a suplementação de vitamina D é útil, mas somente deve ser realizada com acompanhamento médico, especialmente no caso das doenças mencionadas.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.