Vírus digital, globalização e o caos que ronda o Ocidente

Segundo o governo Trump, a empresa chinesa Huawei está infestando aparelhos eletrônicos com vírus capazes de levar ao caos a economia Ocidental

Em sua primeira coluna do ano, o professor Gilson Schwartz fala sobre vírus, não sobre o coronavírus, mas sobre os bugs, vírus digitais. Segundo o governo Trump, a Huawei, empresa chinesa da área de telecomunicações, estaria infestando seus produtos com softwares ocultos, “verdadeiras pragas que viabilizariam o maior esquema de espionagem da história da humanidade”.

Os tais bugs poderiam estar infiltrados em todo telefone celular, em todo chip, em todo televisor ou aparelho eletrônico doméstico, o que levaria ao caos e à decadência econômica do Ocidente. No meio dessa polêmica, a Inglaterra declarou que não vai proibir o uso de tecnologia chinesa em suas  telecomunicações.

Conclusão de Schwartz: “No caso dos vírus digitais chineses, a retórica populista de Trump não resistiu à prova dos nove na própria Inglaterra. Resta saber como a direita, a extrema-direita e os conservadores na Inglaterra e no mundo vão lidar com a realidade dos mercados da tecnologia e da internacionalização irreversível, seja da economia, seja da cultura, seja da própria vida humana no planeta Terra”.

http://sites.usp.br/Iconomia

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.