Vírus da desigualdade é o vírus que pode levar o mundo ao colapso

De acordo com Marília Fiorillo, chegamos a um ponto de ruptura, em que o mundo precisa entender que o vírus da desigualdade é a doença enfrentada mais letal

Crises como a pandemia enfrentada atualmente também são momentos importantes para reflexão sobre os modos que governos regem os países ao redor do mundo. Na coluna Conflito e Diálogo desta semana, a professora Marília Fiorillo analisa o alerta de António Guterres, secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU): “Ou criamos um novo modelo de governança global, ou entraremos em colapso”.

“Chegamos a um ponto de ruptura. Guterres vocalizou o que todos já sabem: é o vírus da desigualdade, não o covid-19, que levará o mundo ao colapso”, comenta Marília. Essa afirmação vai de encontro com o dado de que 26 biliardários têm riqueza equivalente à metade da população mundial, ou seja, 4 bilhões de pessoas.  

A colunista deixa claro que a questão da luta pela igualdade não faz parte de uma agenda de esquerda, nem de uma juventude impetuosa. A prova disso seria a discussão recorrente sobre o assunto em encontros do Fórum Econômico Mundial, oportunidades que reúnem a elite econômica mundial. “O alerta de Guterres é bem pragmático, também para os que pensam que podem se safar e não serão atingidos”, explica a professora.

Para saber mais, ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.