Virada digital é a nova realidade dos partidos políticos

Com essa iniciativa, os partidos buscam resgatar seu papel na política e sua relação com os eleitores

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que os partidos políticos estão realizando cursos on-line de formação política. Esses cursos são voltados especialmente para pessoas que querem se candidatar a vereador e a prefeito. Para o professor José Álvaro Moisés, essa seria uma tentativa dos partidos de resgatar o papel na política e na relação com os eleitores e seus apoiadores. PT, MDB, PDT, PSD e Cidadania são alguns dos partidos que já aderiram à novidade.

Quando questionado sobre o fato dessas iniciativas fazerem parte da campanha eleitoral, o cientista político respondeu: “Essa é uma tentativa de responder à grande crise que os partidos políticos enfrentaram a partir de 2013, em particular com as denúncias da Lava Jato. A crise afetou a identidade e o fato de que muitos partidos têm pouco programa que faça sentido para os eleitores”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna A Qualidade da Democracia.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar toda terça-feria às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.