Violeiro mato-grossense é um dos novos expoentes da música regional brasileira

João Ormond leva riquezas dos ritmos pantaneiros para todo o Brasil

 26/08/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta João Ormond, violeiro mato-grossense que divulga pelo Brasil afora as riquezas dos ritmos pantaneiros. Além disso, também é compositor, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

O violeiro, considerado um dos novos expoentes da música regional brasileira, mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira. Trazendo ritmos da fronteira mato-grossense, como modas e toadas, chamamés e guarânias, Ormond destaca a viola como instrumento polivalente e universal.

As músicas apresentadas no programa são: Rapsódia pantaneira; Nas barrancas do Rio Paraguai; Flor de camalote; O menino da porteira; Rei do gado; Jacaré açu; Comitiva esperança; Crianças crescidas; Um violeiro toca; Saudade de Matão; Seriema; Rio de lágrimas e Merceditas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.