Viola é instrumento para diversos gêneros musicais

Essa é a visão do músico Vitor Mesquita, que também encontra amplas possibilidades na viola caipira

 10/01/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/01/2021 as 12:49
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana traz interpretações musicais de Vitor Mesquita e Duo Viola Progressiva. Mesquita faz parte da nova geração de violeiros que entendem a viola como um “instrumento de amplas possibilidades”.

Nascido em 1990 em Brasília, o violeiro iniciou o curso de Licenciatura em Música em 2014, na Universidade de Brasília (UNB). Mesquita tem como mestre seu pai, Marcos Mesquita, e, juntos, compõem o Duo Viola Progressiva. Em 2017 a dupla lançou o primeiro álbum, Here Comes The Sun, de releituras de grandes canções da banda de rock inglesa, The Beatles.

Além disso, Vitor Mesquita também tem prática na gaita harmônica, que aprendeu com o professor Pablo Fagundes no Clube de Choro de Brasília. No programa tem as músicas: Dança das Formigas, Estação das Águas, Cavalgada, Hey Jude, Luzeiro, Trenzinho do Caipira, Marés, Capuxeta, Blues Falô Gil, O ganso, Novos Trilhares, Carinhoso, Here Comes The Sun e While My Guitar Gently Weeps.

Ouça no player acima a íntegra do programa Revoredo desta semana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.