Na coluna Observatório da Inovação desta semana, Glauco Arbix fala do otimismo causado pela vacinação contra a covid-19, apesar de o Brasil se encontrar em uma crise sanitária sem precedentes, do alto índice de desemprego, dívida pública e descaso por parte do governo federal quanto à contenção da pandemia.
Segundo o colunista, o imunizante contra a covid-19 é uma chance de conseguir controlar a pandemia e tomar a vacina é essencial para proteger a si, a família e as pessoas em geral. A atividade científica foi capaz de desenvolver vacinas eficazes e seguras em tempo recorde e, atualmente, são a esperança para controlar o espraiamento do vírus e salvar vidas. “A notícia não muito boa é que o governo federal continua agindo como se nada estivesse acontecendo. Não compramos vacinas em tempo hábil e não negociamos com as empresas de forma a ter uma cesta de vacinas”, e complementa: “Mesmo assim, há otimismo. Temos uma atividade científica vibrante e a solidariedade continua forte neste país, apesar dos equívocos do governo”.
Para Arbix, o Brasil tem uma herança muito forte do ano passado, que não é agradável: são mais de 9 milhões de pessoas infectadas pela covid-19 e mais de 220 mil mortes; ao mesmo tempo, há 14 milhões de brasileiros desempregados. O País ainda encara uma dívida pública de mais de R$ 5 trilhões, “o que torna as condições de reação não muito fáceis, porque o Estado tem problemas de caixa e esperamos que não estoure nenhum processo inflacionário para não complicar ainda mais as nossas vidas”, finaliza.
Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.