“USP se alinha com a Câmara dos Deputados na defesa dos direitos humanos”

É o que afirma o colunista Pedro Dallari, relatando o recente encontro do presidente da Comissão de Direitos Humanos com a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento

29/06/2022 - Publicado há 2 anos

Na última segunda-feira, dia 27, o Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) recebeu o deputado federal Orlando Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Esse encontro, que contou também com a participação da professora Ana Lanna, pró-reitora da recém-criada Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade, é o tema da coluna de Pedro Dallari desta semana. “A nova Pró-Reitoria tem justamente nos direitos humanos um de seus eixos fundamentais e a professora Ana Lanna discorreu sobre os compromissos da USP com a pauta apresentada pelo deputado. Orlando Silva apresentou seis temas nesta pauta. O primeiro deles foi a preocupação com o racismo estrutural que persiste no Brasil e que demanda medidas relevantes e impactantes para sua superação”, relata Dallari. “O deputado também trouxe à USP a preocupação com os ataques às populações indígenas, seja pela negação ao atendimento à saúde dessa população, seja por se fazer vista grossa à invasão de suas terras. Um terceiro tema apresentado pelo deputado foi o da violência política, que vem crescendo no Brasil, tendo em vista as eleições que vão se realizar em outubro”, afirma o colunista. “Orlando Silva sublinhou que a Câmara dos Deputados identificou um crescimento de mais de 400% no registro de armas no Brasil de 2019 para cá, o que é um número muito expressivo. O deputado também salientou a preocupação com a população em situação de rua, que vem aumentando significativamente no País”, esclarece o professor.

No encontro no IRI-USP, Orlando Silva também manifestou a preocupação da Comissão de Direitos Humanos com a violência policial e com a precariedade da população carcerária – o Brasil já tem a terceira população carcerária do mundo. O sexto e último tema levado pelo deputado e que preocupa a comissão é o da desinformação e da disseminação de fake news. E como a USP pode ajudar nesses casos? “A pró-reitora sublinhou a concordância com a pauta trazida pelo deputado Orlando Silva e assinalou duas maneiras de como a USP vem lidando com a necessidade de alinhamento com esses temas. A primeira conduta da Universidade é o compromisso institucional em mobilizar o conhecimento que produz no tratamento dessa pauta no âmbito social”, afirma o colunista. “Uma segunda preocupação é com que a organização e o funcionamento interno da USP, de maneira inclusive a imprimir valores na sua comunidade, expressem a relevância dessa pauta, garantindo uma vivência cotidiana pautada pelos princípios dos direitos humanos. A Universidade tem um papel fundamental na promoção dos direitos humanos, que é o verdadeiro código da civilização”, conclui Dallari.

Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.