USP oferece cursos gratuitos de ciências humanas

Professores e alunos de pós-graduação e doutorado ministrarão 46 cursos entre os dias 22 e 30 de julho

jorusp

As férias de julho podem dar uma pausa nas aulas, mas estão longe de afetar por completo a atividade na USP, muito menos em sua Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Entre os dias 22 e 30 de julho serão oferecidos gratuitamente na faculdade 46 cursos de difusão – com duração de 4 à 12 horas – para 1530 alunos. O diferencial da ocasião é a possibilidade de pessoas que não possuem vínculos com a Universidade participarem das aulas.

A clássica descrição da universidade pública segue o tripé de ensino, pesquisa e extensão. Nós temos essa missão de passar para a sociedade em geral os conhecimentos e os resultados mais frescos de pesquisas dos membros da universidade”, contou ao Jornal da USP no Ar o professor Yuri Tavares Rocha, presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FFLCH que coordena o projeto. A faculdade já oferecia durante as férias de fim de ano alguns cursos através do projeto “Summer School”, agora expande sua extensão com cursos de diversas áreas do conhecimento ligadas à FFLCH, oferecidos por professores, pós-graduandos e pós-doutorandos da unidade.

A iniciativa dos “Cursos de Inverno da FFLCH” surgiu de um funcionário da CCEx da FFLCH, e as vagas do projeto representam quase 1/4 de todas as vagas que são oferecidas anualmente em cursos de extensão da faculdade. Quase todos os departamentos da FFLCH estão compondo a ideia, e o professor Rocha explica que devido ao fato deles contarem com mais de 40 docentes, e cerca de 1000 alunos de pós-graduação e doutorado, “há uma quase infinitude de oportunidades de oferecimento”.

As inscrições já foram abertas e as vagas no momento já estão esgotadas, mas há a possibilidade de se entrar na lista de espera através deste link e aguardar por possíveis vagas remanescentes.

Um dos cursos que será oferecido neste mês será o “Discurso, canção e mulheres de Nuestra América”, que irá abordar a questão da canção produzida na América Latina contemporânea exclusivamente por mulheres. O professor chama atenção também para um curso ligado às Ciências Sociais que foi batizado de “Introdução à Sociologia Digital”. Ele explica que serão abordados como as relações sociais ocorrem e são transformadas no mundo digital, “um debate atual se analisarmos, por exemplo, a última campanha eleitoral vitoriosa no País e sua conexão com o meio digital”.

Outra interessante proposta é o curso “Van Gogh, o escritor” onde será analisada uma vertente de sua personalidade artística rica e sensível, porém muito pouco explorada, que é sua produção escrita. Mostrando que ele também se expressava em outras formas para além das pinturas, especialmente se atentando às cartas produzidas pelo holandês.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •