USP dialoga sobre questões centrais do País

Grossmann destaca compromisso da Universidade com os rumos da sociedade brasileira diante dos desafios territoriais e planetários

28/09/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

“O evento USP Pensa Brasil, que aconteceu na virada do mês de agosto para setembro no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, é uma forma de a Universidade dialogar sobre as questões centrais brasileiras”, observa o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Concebido para ser um evento voltado ao tratamento da condição contemporânea brasileira, mas com clara intenção prospectiva, ou seja, projetando futuros possíveis, esse grande acontecimento mostrou o compromisso da Universidade com os rumos da sociedade brasileira diante de grandes desafios territoriais e planetários.”

USP Pensa Brasil, segundo Grossmann, mostrou-se como um importante marco nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna em São Paulo.  O projeto deu vazão a outras iniciativas centradas na relação entre a USP e a sociedade. “Destaco o Programa Eixos Temáticos da USP, iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo. O principal objetivo é colocar em perspectiva a capacidade que a USP dispõe para contribuir no enfrentamento dos grandes desafios do nosso tempo.”

Para tanto, o programa propõe não só a interdisciplinaridade como base, como também a transversalidade, através da formação de grupos de professores da USP que estão trabalhando em torno de 11 eixos temáticos. “A inspiração para tal proposta é a da atuação do Instituto de Estudos Avançados da USP que, desde a sua inauguração, em 1986, incentiva estudos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura em geral, bem como sobre o uso social do conhecimento, favorecendo assim não só novas ideias como também novos desafios”, ressalta Martin Grossmann.

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.