Uso constante de medicamento para disfunção erétil pode aumentar problemas na visão

Segundo Eduardo Rocha, o aumento de duas ou três vezes na probabilidade de problemas na visão pode ser causado pela hipotensão gerada pelo medicamento

01/06/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica que o uso crônico do Sildenafil, inibidor da enzima fosfodiesterase 5, medicamento indicado para disfunção erétil, pode aumentar em duas ou três vezes as chances de problemas na visão, como descolamento seroso da retina, oclusão vascular e neuropatia óptica isquêmica.

O estudo publicado pela Jama Ophthalmology, realizado por professores da Universidade de British Columbia, no Canadá, foi feito com mais de 200 mil homens e comparou pacientes que faziam uso constante do medicamento com os de uso controlado, determinando o aumento na incidência dos problemas.

O professor explica que o aumento da incidência de problemas na visão pode estar associado à hipotensão gerada pelo medicamento, que leva à hipercoagulabilidade, ou à formação excessiva de coágulos sanguíneos, o que obstrui os vasos sanguíneos.

Rocha ainda lembra que a utilização desse medicamento deve ser feita sob prescrição e orientação médica e que é preciso notificar o oftalmologista sobre o uso do medicamento.

Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.