Uma vida pela defesa da cultura

O pensador, diplomata Sérgio Paulo Rouanet deixa o exemplo de sua trajetória

 06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

“Uma grande e lamentável perda…”, diz o professor Martin Grossmann. “Com enorme  pesar que recebemos a notícia da morte do grande intelectual, ensaísta, filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet, no último domingo, dia 3 de julho.”

Em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, na Rádio USP, Grossmann homenageia o pensador e defensor da cultura brasileira. “O pano de fundo para essa pequena e singela homenagem é a trajetória frágil inconsistente, intermitente das políticas públicas para a cultura no Brasil” (clique e ouça o player acima),

Grossmann faz uma retrospectiva dos percalços da trajetória da cultura. “Assinala a criação do Ministério da Cultura (MinC) no governo Sarney em março de 1985. “Celso Furtado foi o seu primeiro ministro. E foi nessa situação que também se criou a primeira lei de incentivos fiscais no Brasil, a cultura. Ou seja, a lei Sarney, de 1986, a primeira de incentivos fiscais à cultura.”

No governo Fernando Collor de Mello, essa lei foi revogada. “Nessa grande crise de governança, assume a pasta justamente Sérgio Paulo Rouanet, revendo e corrigindo falhas da lei anterior. Rouanet propõe uma nova lei de apoio e incentivo à cultura, sancionada em 1991, que ficou conhecida como lei Rouanet.”

Além dessa contribuição para as políticas públicas para a cultura no Brasil, Grossmann destaca: “Rouanet foi um homem público também na democracia, seguindo essa tradição de qualidade de nosso corpo diplomático”. E ressalta a sua importância como pensador. “Rouanet foi um filósofo iluminista nos trópicos. Através do seu senso crítico e revisionista fez importantes leituras seja de Foucault, Freud, e Walter Benjamin”.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.