Um projeto que busca aproximar a Universidade da periferia e vice-versa

O colunista destaca o lançamento do livro “Narrativas Periféricas: Entre Pontes, Conexões e Saberes Plurais”

31/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/04/2021 as 9:45

Martin Grossmann comenta o lançamento do livro Narrativas Periféricas: Entre Pontes, Conexões e Saberes Plurais, organizado por Érica Peçanha, em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). A obra reúne textos de participantes do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp) da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência integrada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

“Este livro permite uma intimidade com um processo de pesquisa e também – uma vez que se dá por meio de relatos, ensaios e até de textos literários – a possibilidade ao leitor de conhecer melhor e com mais qualidade a própria periferia”, comenta Grossmann. “A intenção do projeto Dasp, apresentado por Eliana Sousa Silva, é estabelecer pontes, ligações, qualificar a periferia diante da Universidade e vice-versa também. E o livro é mais do que apropriado para nos conduzir numa relação mesmo de maior proximidade com a temática e uma realidade que foi e tem sido desqualificada.”

Na avaliação do colunista, o livro traz um recado: “A impressão mais forte que fica na leitura desta edição é que o muro que separa a universidade da favela se desfaz temporariamente, uma vez que esses depoimentos, esses textos, esta literatura, nos permite uma experiência realmente de troca de diálogo, de conhecimento e de experiência”.

O livro pode ser baixado gratuitamente no site do Instituto de Estudos Avançados:

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.