Na coluna Conflito e Diálogo desta semana, Marília Fiorillo discute artigo publicado pelo senador Bernie Sanders no jornal The Guardian, no qual discute a fragilidade do governo Joe Biden. Segundo a publicação, os mais de 73 milhões de votos recebidos por Donald Trump revelam uma parcela da população ainda alinhada com suas políticas, principalmente aqueles mergulhados em desemprego, pobreza e negligência do poder público, portanto, o governo de Joe Biden precisará mostrar que está ao lado do povo para evitar que alguém ainda pior do que Trump seja reconduzido ao poder em 2024.
Sanders alerta que os democratas precisam mostrar de que lado estão e enfrentar interesses opostos aos dos trabalhadores, como os da indústria farmacêutica e da saúde, do complexo militar, de Wall Street e as corporações que continuam a esfolar seus empregados. Caso contrário, poderão abrir caminho para a direita autoritária novamente. Para ele, o teste de capacidade e lealdade dos democratas está nos 100 primeiros dias de governo, durante os quais eles deverão mostrar de que lado estão. Para Marília Fiorillo, apesar de o alerta do senador norte-americano parecer exagerado, a quimera contemporânea é ignorar os problemas e mudar o discurso sem mudar a prática.
Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.
Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.