Um novo Trump pode ressurgir se Biden não mostrar que está ao lado do povo

Segundo Marília Fiorillo, uma parcela da população ainda concorda com as políticas de Donald Trump e, caso Biden não mostre sua lealdade aos eleitores, poderá abrir caminho para a direita autoritária novamente

 27/11/2020 - Publicado há 1 ano

Na coluna Conflito e Diálogo desta semana, Marília Fiorillo discute artigo publicado pelo senador Bernie Sanders no jornal The Guardian, no qual discute a fragilidade do governo Joe Biden. Segundo a publicação, os mais de 73 milhões de votos recebidos por Donald Trump revelam uma parcela da população ainda alinhada com suas políticas, principalmente aqueles mergulhados em desemprego, pobreza e negligência do poder público, portanto, o governo de Joe Biden precisará mostrar que está ao lado do povo para evitar que alguém ainda pior do que Trump seja reconduzido ao poder em 2024.

Sanders alerta que os democratas precisam mostrar de que lado estão e enfrentar interesses opostos aos dos trabalhadores, como os da indústria farmacêutica e da saúde, do complexo militar, de Wall Street e as corporações que continuam a esfolar seus empregados. Caso contrário, poderão abrir caminho para a direita autoritária novamente. Para ele, o teste de capacidade e lealdade dos democratas está nos 100 primeiros dias de governo, durante os quais eles deverão mostrar de que lado estão. Para Marília Fiorillo, apesar de o alerta do senador norte-americano parecer exagerado, a quimera contemporânea é ignorar os problemas e mudar o discurso sem mudar a prática.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.