Um grande desafio se apresenta nos próximos anos: enfrentar as mudanças climáticas

Glauco Arbix diz que o problema é grave e tratado com seriedade, citando exemplos de iniciativas dentro da USP e até uma proposta que prevê a criação de um fundo a ser pago pelos países que mais poluem

 24/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Cada vez com maior frequência, os problemas causados pela poluição atmosférica assumem destaque nos periódicos especializados nos temas saúde e meio ambiente. Glauco Arbix se arrisca a dizer que o enfrentamento das mudanças climáticas, causadas pelas emissões de gases do efeito estufa, é um dos maiores desafios dos próximos anos. Afinal, é o próprio equilíbrio do planeta que está em jogo nessa equação. “O problema é grave e tratado com seriedade por muita gente; aqui na USP há grupos, praticamente em todas as unidades, que se dedicam a trabalhar como desenvolver práticas sustentáveis capazes de aumentar o sequestro de carbono no solo, por exemplo, que tem um impacto gigante em toda a agricultura.”

Da Índia veio uma proposta muito simples para enfrentar o problema, a qual nada mais é do que “montar um sistema global de incentivo a uma economia de baixo carbono”. Por essa proposta, os países que emitem gases de efeito estufa acima da média mundial depositariam anualmente recursos num fundo global, em um valor equivalente ao que sua população gera em termos de emissão per capita desses gases. Da mesma forma, esse fundo pagaria países que produzem emissões abaixo da média. “A gente teria um sistema pelo mesmo critério populacional daquilo que conseguem gerar.”


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.