Ucranianos defendem patrimônio histórico e artístico dos bombardeios

Curadoria de Leno Veras reúne imagens que estão no projeto Demonumenta da FAU-USP

 28/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

“Com toda a opressão militar, é incrível percebermos as mobilizações da sociedade civil da Ucrânia para proteger seu patrimônio histórico, arquitetônico e artístico. Documentar os ataques a bibliotecas, a museus e outros lugares de memória, além de monumentos e obras públicas”, comenta a artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em sua coluna Ouvir Imagens na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Sou da opinião que nenhuma guerra é legítima. É verdade, sim, que a Ucrânia é um importante reduto neonazista, mas não se pode legitimar uma invasão, como a da Rússia, de forma alguma. Até porque temos que considerar que sua população civil, suas crianças, e outros grupos políticos não têm nenhuma relação com esses grupos terríveis como Azov, e estão pagando um preço alto pela guerra e sendo muito penalizados pelos bombardeios.”

Giselle Beiguelman destaca a iniciativa do curador Leno Veras, gerente de documentação e pesquisa do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ, e um dos expoentes da reflexão sobre patrimônio e redes. “Leno Veras reuniu imagens que estão circulando fragmentariamente pelas redes, onde vemos a proteção improvisada, feita por voluntários, com sacos de areia ao redor de um monumento de Odessa. Estátuas e chafarizes embrulhados com papelão e plástico e um museu com todas as suas obras recolhidas, escondidas em uma sala, também improvisada, no subsolo. Vemos também a destruição do que foi uma biblioteca para a juventude e uma performance contra a guerra de um artista nu em frente ao monumento nacional em Kiev.”

Leno Veras fez essa curadoria para o projeto Demonumenta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “Demonumenta discute a colonialidade embarcada no patrimônio e metodologias para intervir, crítica e criativamente, nos circuitos de produção das políticas de memória.”

O trabalho do curador Leno Veras pode ser visto no Instagram @leno.veras, Instagram @demonumenta_


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.