Ubiratan Machado, amigo dos livros e autor de obras originais

Marisa Midori elege como tema de sua coluna a figura de “um dos mais ativos e importantes bibliófilos brasileiros”, o qual está completando oito décadas de vida

 17/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

A coluna de Marisa Midori homenageia hoje (17) o aniversário de 80 anos de um dos mais ativos e importantes bibliófilos brasileiros: Ubiratan Machado, a quem ela define como um tipo muito raro. “Profundo conhecedor da obra de Machado de Assis, flâneur das livrarias do Rio de Janeiro, homem de boa prosa e de muita sensibilidade. Um autêntico amigo dos livros!”. Uma das obras de sua autoria a merecer destaque é Etiquetas de Livros no Brasil, publicada pela Edusp, “obra rara e original, muito pouco citada entre os pós-graduandos que se voltam para a história do livro no Brasil, mas lida e admirada pelos leitores da nossa literatura. Apenas um colecionador, como ele seria capaz de imaginar que aquelas etiquetas, que desde longa data os livreiros colavam no verso da capa ou na encadernação de um livro, pudessem se converter em fonte para a história das livrarias brasileiras. Pois bem: é a partir delas que Ubiratan estabelece seu primeiro roteiro das livrarias no Brasil”.

 Também pela Edusp ele publicou História das Livrarias Cariocas e, pela Ateliê Editorial, o Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras. “Veja que um país com tão poucas livrarias, e a maior parte delas padecendo de uma existência muita curta, não impediu Ubiratan de contar em diversos volumes – e de forma muito criativa – as suas histórias.” E não para por aí, uma vez que Plinio Martins Filho e Alexei Bueno acabam de organizar uma edição em homenagem a Ubiratan, cujo título é Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar, esforço de união dos seus amigos e admiradores. “E para quem tiver interesse em conhecer esta figura ímpar, os amigos do livro e do Ubiratan vão se reunir, sexta-feira, dia 17 de março, na Livraria João Alexandre Barbosa – a livraria da Edusp, na Biblioteca Mindlin –, a partir das 11 horas da manhã”, convida Marisa Midori ao finalizar a sua coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.