Tratamentos de saúde inovadores causam novas doenças oculares

Retinopatia da prematuridade e doença do enxerto contra hospedeiro são conhecidas como efeitos adversos de novos tratamentos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre os efeitos colaterais que novos tratamentos na área da saúde podem causar nos olhos. 

Segundo o professor, ao longo das últimas décadas, algumas tecnologias inovadoras aplicadas na saúde provocaram efeitos adversos e criaram novas doenças oculares, que  acabam por fazer parte da vida de pacientes beneficiados com essas novas terapias. 

Doenças como retinopatia da prematuridade e doença do enxerto contra hospedeiro são exemplos dessas novas doenças que atingem a visão. O professor ressalta que cabe à ciência buscar soluções para os novos problemas e para que, assim, os pacientes possam se beneficiar dos novos tratamentos sem sofrer efeitos adversos tão sérios. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.