Transporte público gratuito em dia de eleição aumenta o teor democrático da sociedade

O STF liberou prefeituras e concessionárias para oferecerem transporte público grátis no domingo. Medida é muito importante para pessoas de baixa renda, que têm dificuldade em custear o alto preço das passagens, diz Renato Janine

 26/10/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou prefeituras e concessionárias a liberarem o transporte público gratuito no segundo turno das eleições. Para o colunista Renato Janine Ribeiro, trata-se de uma medida muito importante para as pessoas de baixa renda, que, muitas vezes, têm dificuldade para se locomover devido ao custo das passagens.

Ele diz que o preço das passagens de transporte público no Brasil é bastante alto, levando-se em conta o salário mínimo. E, proporcionalmente, as pessoas acabam gastando mais no Brasil com ônibus, trem e metrô, quando se compara com o valor gasto em outros países.

Janine lembra ainda que o dia de domingo já tem um fluxo menor de passageiros. Muitas vezes, as empresas diminuem também o número de veículos disponíveis que estarão circulando, fato que o professor considera um erro.

Sobre a dificuldade que algumas empresas alegam que terão caso ofereçam a gratuidade, o colunista diz que são apenas um ou dois dias a cada dois anos e o custo é extremamente baixo. Na opinião dele, nenhuma empresa teria grandes problemas com isso.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.