Tragédia em Petrópolis é fruto de descaso

Para José Álvaro Moisés, o que aconteceu naquele município do Estado do Rio de Janeiro não é um caso isolado, mas algo que vem se repetindo com frequência

 23/02/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

José Álvaro Moisés comenta sobre a tragédia de Petrópolis. “As imagens são terríveis, assustadoras. Dão conta de um gravíssimo grau de deterioração das condições de vida de segmentos mais pobres da população brasileira, algo que deve nos envergonhar como nação.”

O professor afirma que o que aconteceu em Petrópolis não é um caso isolado, mas um novo episódio de uma tragédia que vem se repetindo, com enchentes como as de Minas Gerais, da Bahia e de outros pontos do Nordeste, além dos deslizamentos em São Paulo.

“A realidade mais profunda desta tragédia consiste no fato de que a ocorrência das chuvas serve uma vez mais de explicação para as autoridades responsáveis”, aponta, destacando que, em nenhum momento, prefeitos, governadores, parlamentares ou o presidente da República assumiram a responsabilidade pelo ocorrido. O colunista aponta dados que ilustram sua afirmação a respeito da omissão das autoridades municipal, estadual e federal.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.