Testes genômicos para investigar doenças embrionárias na pré-implantação precisam ser discutidos

Mayana Zatz, diretora do CEGH-CEL, traz o assunto à tona a partir de um estudo americano que investigou genomas completos de 110 embriões gerados por fertilização “in vitro”

 28/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

A revista Nature Medicine publicou, em março de 2022, um artigo sobre estudos genômicos em embriões a serem implantados. Os autores investigaram genomas completos de 110 embriões gerados por fertilização in vitro e, por meio de combinações dos genomas parentais com o dos embriões, eles relatam uma eficiência de 97% a 99% nas estimativas relacionadas à possibilidade futura desses embriões desenvolverem doenças comuns, de início mais tardio, como câncer, cardiopatias, diabete tipo 2 ou doença autoimune.

“Algoritmos chamados PRS (do inglês polygenic risk score) vêm sendo desenvolvidos para estimar o risco de que uma pessoa jovem venha a desenvolver essas doenças no futuro”, explica Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP. “Os autores discutem, agora, a possibilidade de implementar essa tecnologia do diagnóstico pré-implantação.”

Na coluna de hoje (28), Mayana utiliza esse estudo para discutir questionamentos científicos e outros problemas que podem surgir a partir dessa tecnologia, como, por exemplo, predições para doenças complexas ainda sem comprovação científica.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.