Teodoro González de León desenhou obras icônicas do Modernismo

Mexicano é um dos grandes nomes da arquitetura latino-americana no século 20, destaca o professor Martin Grossmann

 11/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O arquiteto mexicano Teodoro González de León (1926-2016) é um dos grandes nomes da arquitetura modernista latino-americana, destacou o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, transmitida pela Rádio USP (93,7 MHz) no dia 11 de maio de 2022. De acordo com o professor, De León está lado a lado com os maiores arquitetos do continente no século 20, como os brasileiros Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e João Batista Vilanova Artigas e os mexicanos Juan O’Gorman, Pedro Ramírez Vázquez e Luis Ramiro Barragán.

Em parceria com o polonês Abraham Zabludovsky, De León desenhou obras icônicas do Modernismo latino-americano, disse Grossmann. Entre essas obras estão o Colegio de México, o Museo Rufino Tamayo – ambos localizados na Cidade do México – e a Embaixada do México no Brasil, em Brasília. Ainda na juventude, León participou da construção da cidade universitária da Universidade do México (Unam), na capital mexicana, incluindo o projeto do Museu de Arte Contemporânea daquela universidade.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.