Tensão entre Poderes cresce com última investigação do STF

Operação consistiu em 29 mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de disseminarem fake news

 28/05/2020 - Publicado há 4 anos

Na última quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou 29 mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de disseminar fake news. Na coluna Poder e Contrapoder de hoje (28), André Singer analisa o fato e indica que a investigação vem em sequência à divulgação do vídeo da reunião ministerial, e que tem um contexto importante. “Essa operação é mais um ponto nessa escalada de tensão envolvendo os Poderes brasileiros. É uma tentativa de o presidente da República diminuir os contrapoderes e limites do Poder Executivo”, diz ele.

Além disso, a Polícia Federal também fez uma operação no gabinete do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre a qual o professor fala que “muitos analistas já indicam este mandado como resultado da mudança feita no comando da Polícia Federal pelo presidente da República, caminhando em direção a choques entre adversários políticos”.

Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.