Tempos de crise sobrecarregam mais as mulheres

Para a professora Eunice Prudente, as mulheres, continuam tendo de se expor a múltiplas tarefas e a vários papéis sociais

Não há como falar de paz e justiça sem garantir aos gêneros do ser humano a livre expressão de sua personalidade. Um bom exemplo são os direitos sociais conquistados pelos trabalhadores em lutas e enfrentamentos. Há entre esses direitos os das mulheres trabalhadoras. São direitos femininos, como a licença maternidade e o salário maternidade. Mas há direitos eminentemente sociais, como a coibição da discriminação no mercado de trabalho em razão de gênero, instalação de creches, o reconhecimento constitucional dos núcleos familiares formado por um dos pais, “leia-se, pelas mulheres responsáveis por suas famílias” diz a professora Eunice Prudente.

Neste momento de pandemia, tem cabido ainda mais às mulheres as responsabilidades com o lar, filhos, além do home office. A mulher continua exercendo vários papéis sociais. A professora Eunice Prudente explica que “isto ocorre tendo em vista a educação que as mulheres receberam. Elas foram preparadas para servirem as famílias, o lar, e, os homens, para exercerem o poder”. A professora cita, como exemplo dessa realidade, as mulheres pesquisadoras, que hoje trabalham por horas a fio em casa, mas ainda têm de dar suporte a maridos e filhos, auxiliando-os neste momento em que as emoções e cobranças são ainda maiores.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP. 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.