Sustentabilidade segue como “a grande utopia deste século”

José Eli da Veiga destaca duas notícias que mostram como o tema tem sido tratado de forma positiva no âmbito global

Apesar de muitos terem motivos para acreditar num recuo em relação ao desenvolvimento sustentável, principalmente quem vive no Brasil e nos EUA, o professor José Eli da Veiga destaca duas notícias que mostram como o tema tem sido tratado de forma positiva no âmbito global. A primeira delas é o recente discurso da nova comissária do Parlamento europeu, Ursula von der Leyen, em que ela confirmou o acordo verde europeu chamado Green Deal.

A segunda boa notícia vem das petrolíferas! Eli da Veiga destaca o relatório da British Petroleum (BP) lançado um dia antes do discurso de Ursula. “Trata-se de um estudo em que a empresa mostra cenários para a transição energética”, descreve o colunista. Mesmo sem especificar uma data ou um ano para uma “virada”, a BP confirma a tendência de transformar-se cada vez mais em produtora de energias renováveis. “É uma sinalização interessante”, considera Eli da Veiga. “Mas, quando lemos essa notícia e pensamos no Brasil, fica claro que estamos na contramão, pois continuamos a investir na trilha do petróleo”, lamenta o colunista.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.