Sonda Voyager 2 chegou ao espaço interestelar

Ao perceber que houve um salto na densidade do plasma (gás ionizado) do entorno, cientistas concluíram que sonda da Nasa já ultrapassou os limites da nossa galáxia

 29/11/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, anunciaram que a sonda Voyager 2 atingiu o espaço interestelar, ou seja, foi além do nosso sistema solar, a uma distância de mais de 122 unidades astronômicas (uma unidade astronômica equivale à distância da Terra ao Sol).

Este é o segundo dispositivo construído pela humanidade a ir tão longe no espaço; o primeiro foi a sonda Voyager 1, que ultrapassou os limites do sistema solar em 2012.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner fala dos objetivos da missão, além explicar como é feita esta medição e por que a densidade do plasma no espaço varia conforme nos afastamos do Sol.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.