Inteligência Artificial resolve “problema dos três corpos” em menos de um segundo

Redes neurais foram a tecnologia de IA utilizada para resolver, em uma velocidade inédita, o complexo enigma postulado por Isaac Newton

06/12/2019 - Publicado há 2 anos

Um problema que foi formulado por Isaac Newton lá no século 17 foi resolvido por um programa de Inteligência Artificial (IA) em uma fração de segundo. O estudo é da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O enigma era o chamado de “problema dos três corpos” e foi decifrado, pela primeira vez com tanta rapidez, usando uma tecnologia de IA baseada nas chamadas redes neurais.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica por que até então este problema era tão difícil de resolver e o que a capacidade de cálculos rápidos assim abre de possibilidades para a astronomia.

Ouça detalhes clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.