Inteligência Artificial resolve “problema dos três corpos” em menos de um segundo

Redes neurais foram a tecnologia de IA utilizada para resolver, em uma velocidade inédita, o complexo enigma postulado por Isaac Newton

Um problema que foi formulado por Isaac Newton lá no século 17 foi resolvido por um programa de Inteligência Artificial (IA) em uma fração de segundo. O estudo é da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O enigma era o chamado de “problema dos três corpos” e foi decifrado, pela primeira vez com tanta rapidez, usando uma tecnologia de IA baseada nas chamadas redes neurais.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica por que até então este problema era tão difícil de resolver e o que a capacidade de cálculos rápidos assim abre de possibilidades para a astronomia.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.