Somos cordiais com o estrangeiro e o rico, mas cruéis com negros e pobres

Renato Janine comenta o caso de uma empregada doméstica encontrada em situação análoga à escravidão em um bairro rico da capital paulista

Na coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta o caso de uma empregada doméstica de 61 anos resgatada de uma casa no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo. Ela trabalhou durante 20 anos para a família e, desde 2011, não recebia mais salário. Os patrões haviam se mudado de casa e ela havia sido abandonada no imóvel.

O colunista lembra que já abordou o tema dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão em uma coluna de junho de 2019.

Para Renato Janine, esses casos mostram algo muito delicado e perigoso sobre o Brasil. Somos vistos e gostamos de nos ver como cordiais, carinhosos e afetuosos. No entanto, o colunista alerta que esse acolhimento serve muito mais para o estrangeiro, turista, rico, mas não serve para a população negra brasileira, e que a sociedade costuma ser extremamente cruel com as pessoas miseráveis.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.