Sociedade brasileira precisa se mobilizar mais contra tudo o que está acontecendo

Para Renato Janine, atitude da comitiva brasileira na viagem a Israel é vexame internacional e é preciso que a sociedade assuma a defesa pela vida

 17/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Nesta coluna, Renato Janine Ribeiro comenta sobre as diferentes posturas da comitiva do governo brasileiro que foi a Israel em busca de um spray anticovid. No Brasil, antes do embarque, nenhum dos integrantes usou máscaras. Mas, em solo israelense, todos posaram para fotos usando o acessório. Além disso, em uma reunião, o ministro Ernesto Araújo chegou a ser advertido para colocar a máscara.

Segundo o colunista, a atitude é um vexame internacional e revela uma absoluta falta de noção da equipe. Enquanto o mundo está convencido de que a covid é um grande problema e que não se enfrenta a doença com essas questões triviais, como um spray nasal que ainda não está testado devidamente ou a cloroquina, o Brasil está em outro caminho, totalmente diferente. “Esse descaso com a ciência é muito preocupante”, diz.

Janine fala ainda sobre a postura do deputado Eduardo Bolsonaro, que esteve na comitiva e, durante uma live, criticou a postura da imprensa sobre o episódio envolvendo as máscaras e usou a expressão “enfia no rabo”. Para o colunista, a atitude é absolutamente chocante em termos de decoro parlamentar. O professor destaca ainda que a postura de Jair Bolsonaro ao aparecer em público usando máscara após o pronunciamento do ex-presidente Lula é pura reação política, porque o atual presidente e sua família não se converteram ao que a ciência diz.

Para Janine, está faltando seriedade no Brasil. “Creio que a sociedade brasileira precisa se mobilizar mais contra isso. Está faltando mobilização, está faltando um protesto constante, frequente, permanente. Por muito menos, outros países começaram protestos diários até que os governos ou mudaram de política ou saíram. Acho que o Brasil está precisando realmente assumir a causa de defesa da vida”, finaliza.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.